Cilindros Hidráulicos

Cilindro Hidráulico: entenda o que é e quais suas funções

Cilindro hidráulico nada mais é do que um atuador mecânico – equipamento que produz movimento onde é usado para aplicar força por meio de um percurso linear.

Pode-se afirmar que, praticamente todos os equipamentos que necessitam de algum tipo de sistema de articulação, utilizam um cilindro hidráulico para funcionar.

Os cilindros hidráulicos possuem diversas funcionalidades e são utilizados desde maquinários industriais, agrícolas, equipamentos rodoviários e até veículos de engenharia, como escavadeiras, betoneiras e guindastes.

Por este motivo, os cilindros hidráulicos são parceiros importantes no que diz respeito à produtividade, pois, não deixam de ser peças fundamentais no desempenho de importantes e variadas funções, nos mais diversos segmentos.

De uma maneira resumida, os cilindros hidráulicos podem ser classificados de três maneiras:

Cilindros de ação simples – Aqueles que a pressão de fluido é aplicada em uma única direção tendo seu retorno realizado por gravidade;
Cilindros de dupla ação – Aqueles que têm um cilindro onde a pressão do fluido é aplicada em ambos os lados, e a força pode se ajustar no avanço e no retorno.
Cilindros telescópicos – Aqueles que possuem vários estágios, com hastes multitubulares, usados especialmente para elevação de carga.
Para funcionar os cilindros hidráulicos necessitam de um fluído hidráulico (tipo de um óleo), que é pressurizado, ou seja, recebe pressão, para gerar impulso.

Um cilindro hidráulico é formado por várias peças, entre elas:

Camisa, Haste, Cabeçotes, Embolo, Vedações, Olhais, entre outros.

Entre os tipos de cilindros que a Hyma fabrica e faz a manutenção, ou seja, desenvolve e recondiciona, destacam-se:

  • Soldados;
  • Atirantados e
  • Telescópicos.

Cilindro Hidráulico Telescópico

Cilindro Hidráulico Atirantado

Cilindro Hidráulico Soldado

Precisa de ajuda?

Consulte nossos especialistas